segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Quando um entusiasta descobre um hangar no Cazaquistão


Iniciando postagens no Blog sobre História, e Aviação ou relacionados, lhes trago um artigo que traduzi recentemente do site http://worldtruth.tv/ . É impressionante,  fantástico achado da arqueologia contemporânea. Aqui vocês terão toda a História a primeira mão dessa descoberta.
O artigo é longo, pois possui mais de 30 fotografias. Todas elas valem muito  apena serem observadas. Fiquem com esta musica de fundo para o post.



Um  explorador urbano e fotografo, Ralph Mirebs, encontrou algo extremamente raro; nada visto anteriormente. Ele estava se aventurando pelos arredores do Cazaquistão quando Ralph se deparou com um grande edifício.
A primeira vista, a construção parecia um grande hangar de aeroporto, porem muito maior. Depois de adentrar, ele descobriu que se tratava de uma construção muito especial, com muitos objetos importantes da História mundial.
De fato, dois dos veículos históricos, mais importantes do mundo! Deslize pela página e veja a as imagens por si mesmo.





O Hangar Abandonado se localiza no Centro Cosmódromo de Baikonur, Casaquistão. O Centro fica milhas de distancia do centro urbano e continua em operação hoje. Devido ao programa espacial da  NASA para lançamento de Ônibus espaciais, ter ser descontinuado recentemente, esta é a única área onde é possível enviar astronautas para missões para a Estação Espacial Internacional, via Onibus espaciais russos do programa Soyus, “Burans”.
Este hangar em particular vem de um tempo em que Ex-Soviéticos e Americanos competiam pela Corrida Espacial, a era de ouro da exploração no espaço.



O Hangar foi erguido em 1974 para o Programa Espacial “Buran” onde a tecnologia e o desing se uniram para a criação de um dos mais fantásticos veículos exploradores já mais concebido. O Programa Espacial “Buran” foi paralisado em 1988, mas o hangar continuou operacional até 1993 e foi a casa das mais avançadas tecnologias de seu tempo.



O Colapso do fim da União Soviética causou falência dessas instalações em 1993. Tristemente, nenhuma das três naves espaciais pôde ser lançada em missão com cosmonautas. Apenas um Buran (ônibus espacial soviético) não tripulado chegou a completar uma órbita antes de ser aterrado e destruído em um hangar diferente do recém encontrado.





Há duas naves do projeto do Programa Espacial Buran sobreviventes e guardadas do local, que se tornaram verdadeiras relíquias históricas, e ainda esquecidas e abandonadas numa construção localizada no Cazaquistão.


A instalação foi um prédio incrivelmente avançado, com sistemas de controle de pressão atmosférica no local para manter a poeira e detritos fora de suas grossas paredes. Esses sistemas foram desligados e agora  a natureza está lentamente retomando  este incrivelmente e enorme lugar.


Os ônibus espaciais estão sendo cobertos com poeira e excrementos de pássaros mais e mais a cada dia . Os ladrilhos de cerâmica que envolvem as duas naves estão começando a cair e quebrar no andar de baixo . É só uma questão de tempo antes que esses dois pedaços de história da exploração espacial se vão para sempre .



Surpreendentemente apenas algumas janelas foram quebradas , mas não há muitos danos em de vândalos , que é algo bem raro quando se trata de quase qualquer coisa abandonada nos dias de hoje . É uma coisa boa que os exploradores urbanos vivem pelo lema : "Deixe apenas pegadas , tire apenas fotografias . "



Estes dois ônibus espaciais, nunca puderam ser lançados. Um onibus foi, na verdade, feito para “mock-up” que foi usado para testar ajustes do que seria usado para construir os dois Burans de pleno funcionamento. Desses dois Burans, apenas um foi feito para ser lançado numa órbita não tripulado. Foi aterrado logo depois e destruído quando o hangar estava sendo armazenado entrou em  colapso.


A instalação utilizada para construir estes veículos é absolutamente imensa. Não podemos imaginar como isso seria enorme de pé no chão, olhando para cima. Não é estranho que há uma relíquia abandonada, esquecida completamente, contém parte da nossa civilização, veículos usados para viajar através do espaço?

Parece que foi ontem que estávamos enviando robôs para Marte e veículos espaciais. Agora os temos esquecidos e abandonados.


Estes dois Burans deveriam estar num museu. Não é todo dia que esbarramos em um destes. Foram deixados abandonados para apodrecer.


As plataformas amarelas mostram o tamanho desta construção. Eles estão em rolos pneumáticos que podem se mover em torno dos ônibus e plataformas em uníssono, a fim de trabalhar com eles. Você poderia pensar que tudo isso seria muito procurado e extremamente valioso.


A pintura está começando a descascar e as paredes estão começando a enferrujar  agora que os sistemas de controle do clima estão mortos. É só uma questão de tempo antes de todo este edifício desmorona no chão, esmagando duas peças icônicas da História.


É como se o projeto estivesse quase pronto para sua viagem inaugural, antes de ser aterrado durante a queda da União Soviética. Com o programa espacial russo ainda em pleno vigor, nos surpreende o fato que esta instalação esteja abandonada.


Mas não deixa de ser uma grande visão. Você pode imaginar estar andando em um prédio abandonado não sabendo muito o que esperar quando você entra? Pensamos que dois ônibus espaciais completos sentados completamente sem vida seria um grande choque.


Algumas das cerâmicas especiais caíram, mas para a maior parte destes Onibus Espaciais estão em boa forma. Eles estão apenas coberto de anos e anos de poeira e excrementos de pássaros.


Este é o nariz do protótipo operacional, enquanto a frente do edifício é o transporte para o teste mock-up.  


Eles ainda estão rodeados pelas plataformas de trabalho que ainda estão em excelente estado de conservação. A tinta acaba de começar a descascar o que significa que o processo de deterioração esta acelerando.



Parece que daria um museu incrível. Este é um dos maiores avanços tecnológicos do nosso curto tempo neste planeta até agora.


Vendo algo tão bonito e importante desmoronando lentamente quebra meu coração. Dito isto, vendo-o neste estado é agridoce e realmente muito bonito. Estas imagens são um tanto surreais. Este é o tipo de coisa que esperaria vermos num filme de ‘James Bond’, mas nunca na vida real.


Basta imaginar ver este lugar em seu apogeu. Cientistas soviéticos e engenheiros corriam para avançar para o futuro da exploração espacial para revelar o desconhecido e fazer história! Deve ter sido espetacular.




Esperemos que este artigo se espalhe e dê um pouco de atenção e estas naves espaciais, para serem restaurados e colocados em um museu.

Os furos na parte da frente do cone do nariz são propulsores que seriam utilizados para orientar ligeiramente a navegação do transporte, no espaço. As placas de cerâmica que cobrem a fuselagem foram usadas para proteger a barriga do ônibus das temperaturas insanas que o veiculo seria exposto numa reentrada na atmosfera.

A pequena abertura redonda no lado do ônibus é a escotilha de entrada levando os cosmonautas soviéticos para o cockpit. É engraçado pensar que este pequeno pedaço de metal e cerâmica é a única coisa que separa essas pessoas da vastidão do espaço tal como a conhecemos.

A partir deste hangar, o ônibus espacial teria sido transportado para a base de lançamento no Cosmódromo de Baikonur, que é bastante algumas milhas de distância. O Baikonur é usado ainda hoje. Na verdade, os astronautas americanos cabeça para a Estação Espacial Internacional a partir desta localização.

Na época, o poder computacional desta nave espacial, era menor do que a do telefone celular que você carrega no seu bolso. Você teria que ser uma pessoa extremamente corajosa para assumir um desafio como desses.

O painel da cabine do ônibus foi despojado de alguns dos seus equipamentos, mas a maior parte dele ainda está lá.

A quantidade de equipamento que foi sistematicamente colocado ao longo da fuselagem é impressionante!

A melhor parte é que é tudo ainda está lá e fotógrafo Ralph Mirebs foi capaz de captar tudo.

Parece que alguém teve uma festa aqui a pouco tempo. Nosso palpite é que era há alguns funcionários que descobriram que seu projeto mais impressionante foi apenas engavetado.

Estes são os sistemas de controle de pressão da escotilha. Imaginem como seria ela virando à direita e começar a trabalhar imediatamente.

Há tanta coisa para se ver aqui. Esta escotilha leva para a parte traseira da fuselagem onde os satélites ou outros equipamentos próprios seriam armazenados e lançados para o espaço

Dentro você pode ver tanques de ar, bem como a escotilha gigante acima que abriria permitindo que os cosmonautas entrassem no espaço para lançar seu equipamento em órbita.

Sendo vedada dos elementos exteriores, o interior é relativamente livre de poeira e em excelente estado de conservação.

Passado o compartimento traseiro, se encontra  uma enorme sala de equipamentos.

O outro Onibus espacial contém algo dentro que não podemos realmente dizer se isso é um satélite ou não.

Dois ônibus espaciais completamente esquecidos que estão sentados à podridão e com o tempo eles serão esmagados pelo edifício que uma vez os protegeu. Estas são peças incríveis da história que devem ser colocados em um museu. Tropeçar em algum achado épico ao explorar lugares abandonados ou esquecidos é inspirador. Mas o que Ralph Mirebs encontrou, faz desta a exploração urbana mais impressionante que já vimos!:

Site de Ralph Mirebs: http://ralphmirebs.livejournal.com/219949.html

Fonte: http://worldtruth.tv/man-noticed-this-abandoned-hangar-but-whats-inside-caught-him-by-surprise/
Traduzido e adaptado por: Wren Core.

Um comentário: